25 de abril
A equipa da biblioteca organizou a comemoração do 25 de abril. Para além de outras atividades, com a colaboração da Câmara Municipal, o evento contou, também, com uma exposição de painéis alusivos à efeméride.
Semana da leitura - 19 a 23 de março
|
| ||
Leituras em Francês: “ La Petite Poule Rousse” 5º B – E.A. – 10.55/11.40 5ºD – E.A. – 10.55/11.40 | À conversa com o escritor Pedro Bessa e a ilustradora Cláudia Rocha. Apresentação do livro “ O burro Eleutério e o Lobo selvagem”. | ||
Leituras em Francês: “ La Petite Poule Rousse” 13.30/14.15 – 3ºA/B 14.15/15.00 – 3º C/D 6º C – E.A. – 15.10/15.55 6º E – E.A. - 15.55/16.40 | À conversa com o escritor Pedro Bessa e a ilustradora Cláudia Rocha. Apresentação do livro “ O burro Eleutério e o Lobo selvagem”. Horário das Turmas : 9.30/10.30 – 4ºA 4ºB 4ºC 4ºD 11.00/12.00 – 2ºA 2ºB 2ºC 13.30/14.30 – 1ºA 1ºB 1ºC 14.30/15.30 – 3ºA 3ºB 3ºC 3ºD Local: Auditório |
|
|
| |||
Leitura do conto “ A árvore das folhas que doem” – de Miguel Veloso. Colocação de mensagens/ pensamentos numa árvore nua. 5ºB – E.A - 10.10/10.55 6ºC – L.P. – 11.45/12.30 5º F – L.P. – 12.30/13.15 6ºB – L.P. – 12.30/13.15 | Leitura do livro “ O homem de água” de Ovo Rosati e ilustração de Daniel Pacheco. 5ºA – E.A. – 10.10/ 10.55 6ºA – E.A. – 11.45/12.30 6ºD - E.A. – 11.45/12.30 | Dos livros ao cinema: “ Step up 3” – subordinado ao tema da Semana: “Cooperação/Solidariedade” Local: Auditório As turmas que queiram assistir devem inscrever-se no placar da sala de professores. | |||
Declamação de poemas do livro “Versos quase Matemáticos” de João Pedro Messeder. Construção de poesias “ à maneira de…”. 13.30/14.30 - 4ºA/ 4º B 14.30/15.30 – 4ºC/ 4º D | Leitura do conto “ Elmer” - Pinta o teu Elmer; - Completa o crucigrama; - Elmer era… - 13.30/14.30 – 1º A/B/C 14.30/15.30 – 2º A/B/C | Encerramento da Semana da Leitura |
Outras atividades:
Pré - escolar
Dinamização do projeto “ Embaixadores da paz” a partir do conto “ O coelhinho branco que queria viver em paz” – parceria com as famílias.
Leitura encenada de “ O Capuchinho Vermelho” em formato Pop Up.
Escola Básica
Exposição – “ Lembrar Sophia…” poesias de Sophia de Mello Breyner
Organiza a tua agenda escolar com os “ Livrinhos da semana da leitura”
Descobre os marcadores da “ Semana da Leitura”
Desdobrável – “Como contar uma história” – em parceria com Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado – 2º Ciclo
Cartaz da Semana da Leitura – exposição de alguns trabalhos que deram origem ao cartaz
No Agrupamento
Projeto – “ Biblio + Teca em trocas solidárias ”
-----------
Trabalho estruturado pela equipa e coordenadora da Biblioteca
Ação de formação em competências sociais
No dia 16 de Fevereiro de 2012, por volta das 15:10h, as turmas B e F do quinto ano e a F do sexto participaram numa ação de formação no auditório da escola, no âmbito da formação de competências sociais.
Esta formação partiu de uma parceria entre a Biblioteca Escolar/Diretores de Turma e a Fundação “Lugar dos Afectos” e foi orientada pela psicóloga Renata, que trabalha na referida Fundação.
Ainda que sem dizer exatamente o tema geral que pretendia abordar, após a apresentação, começou por apresentar uma imagem do jogo “GOSTARzinho”, criado pela doutora, Graça Gonçalves. Através deste jogo foi levando os alunos a descobrirem cinco problemas pelos quais tinham de passar durante o jogo que eram: a armadilha das desculpas esfarrapadas, pântano das mentiras, vulcão, o labirinto e a ponte.
O seu objectivo era que todos percebessem que o melhor para cada um é ser verdadeiro para com toda a gente, e não inventar desculpas esfarrapadas e tudo mais que seja no sentido negativo.
Mudar é necessário
O que o jogo ajuda a descobrir é o valor da ajuda mútua, porque se nós não nos ajudarmos, todos perdemos.
A psicóloga Renata confessou-nos que havia um pequeno vulcão ao pé do nosso coração e que ele explode muitas vezes. E ensinou-nos a controlá-lo: fechando os olhos e pensando numa praia com o mar calmo, sem vento com o sol a bater-nos na cara; nesse momento devemos inspirar e expirar, quantas vezes forem necessárias até nós nos acalmarmos.
Por fim, percebemos que para vivermos felizes temos de unir as mãos, formando como que uma ponte onde está sempre presente o número quatro: duas pessoas de braços estendidos e mãos dada. Este gesto quer dizer que devemos ter capacidade para perdoar.
No fim desta sessão convidou-nos, a cumprimentar os nossos colegas do lado, dando abraços e até darmos um beijo na cara do colega ou da colega. Foi um momento divertido e que ajudou alguns a reflectir na importância do bom relacionamento entre as pessoas.
Despedimo-nos e voltámos às aulas.
Biblio + Teca trocas saudáveis
Caros colegas e Associação de Pais
As bibliotecas do nosso agrupamento vão desenvolver este projeto de trocas solidárias e pretendem envolver toda a comunidade educativa.
Para tal irão ser afixados vários cartazes explicativos e irei a cada sala, da EB sensibilizar os alunos.
As escolas de exterior podem contar com a nossa colaboração e envio de " moedas" se assim o entenderem.
Este projeto poderá ter continuidade ao longo do ano se tiver sucesso.
Obrigada pela V/ atenção e empenho
Amélia Santos
As bibliotecas do nosso agrupamento vão desenvolver este projeto de trocas solidárias e pretendem envolver toda a comunidade educativa.
Para tal irão ser afixados vários cartazes explicativos e irei a cada sala, da EB sensibilizar os alunos.
As escolas de exterior podem contar com a nossa colaboração e envio de " moedas" se assim o entenderem.
Este projeto poderá ter continuidade ao longo do ano se tiver sucesso.
Obrigada pela V/ atenção e empenho
Amélia Santos
"Biblio + Teca em trocas solidárias”
A biblioteca convida toda a Comunidade Escolar a participar neste projeto que terá início na “Semana da Leitura” do Agrupamento de 19 a 23 de Março.
Para participar basta trazer livros atuais e em bom estado de conservação que deverás entregar na biblioteca da tua escola.
Quando os entregares receberás como moeda “ O Eriz” por cada livro trazido.
Guardas o teu “ dinheiro” e na semana da leitura vais trocar as tuas moedas por livros que outros colegas também trouxeram.
Conclusão: Trocas os teus livros já lidos mas em bom estado de conservação com os teus colegas que participaram neste projeto.
Local de entrega: Biblioteca - de 1 de março até 15 de março
Semana para “ trocar” os livros – de 19 a 23 de março
Participantes – Toda a Comunidade educativa
Objetivos:
- Promover o espirito de iniciativa e envolvimento em projetos novos;
- Evitar comportamentos de “ Eu quero, eu posso” e fomentar o espirito de partilha;
- Abrir um espaço mental para olhar “ o mercado solidário” de uma nova forma;
Para mais informações contactar a equipa da biblioteca.
Amélia santos
Atividades de Fevereiro
DIA 2 DE FEVEREIRO
Este é o dia de “La Candeleur” que é celebrado em França como sendo o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra «candeia».
Hoje a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento familiar. Até há quem diga que se fizerem saltar os crepes com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.
E a nossa biblioteca em articulação com a assistente de francês proporcionou a vários alunos um “saboroso” momento que podem observar.
E para que a vida seja “apaladada” aqui segue a receita dos crepes.
E como disse o Gabriel Campos do 3ºA: “Aprendi muitas coisas em francês e fiquei consolado com os crepes que comi na escola e dois dias depois também os fiz em casa, com a minha mãe.”
Já na semana da Internet Segura “viajámos” por terras francesas onde aprendemos e jogámos, utilizando várias figuras. Também por lá temos que agir com cautela e aprendemos que não devemos dar os nossos dados pessoais a ninguém … mesmo pensando que falamos com alguém amigo.
Mas estes encontros não ficaram por aqui e a nossa assitente de francês Melodie veio para nos “embrulhar” os corações e realizar atividades diversas com palavras e jogos sobre o dia dos namorados. Ora observem…e aprendam!!!
Já no final do mês de fevereiro e já depois do Carnaval aprendemos as cores em francês.
Fizemos jogos e e pintámos uma pequena e engraçada ficha.
E esperámos ansiosos pelas atividade propostas para o mês de março. Fiquem connosco…!
Para o dia de S. Valentim, foi sugerido pela equipa da Biblioteca a apresentação de uma animação sob o título "Gosto de ti" disponibilizada pela Editorial Presença.
Dia da Internet Segura
No dia 7 de Fevereiro de 2012 comemora-se mais uma Edição do Dia da Internet Segura, desta vez subordinado ao tema Aproximar Gerações.
Atividades Natalícias
Durante o mês de Dezembro, a biblioteca em colaboração com os Diretores de Turma, exploraram o conto de Luísa Ducla Soares “Comprar, comprar, comprar”. Este tem como tema principal uma família tipicamente portuguesa…Eis a história!
O Rúben só pensa em gastar dinheiro e comprar, comprar, comprar…Nunca está satisfeito com o que tem e quer sempre mais. No dia do seu aniversário, os pais, preocupados com a atitude consumista do filho, dão-lhe um presente muito especial. O Rúben fica muito desapontado e desconfiado, mas lá o aceita. Dois meses depois é um rapaz completamente diferente. O que terá acontecido?... Esta é uma história e uma lição de vida para toda a família.
Chegou o mês de Dezembro e o espírito Natalício pairou sobre nós…E mais uma vez, a biblioteca colaborou para que este se alargasse e realizámos as seguintes atividades:
Primeiro enfeitámos o pinheiro com a estrela/sino com a mensagem da turma dirigida a toda a escola; depois chegamos ao conto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha e ficámos surpreendidos porque o título logo nos deixou “preocupados”…Este conte apresenta “um mundo às avessas” em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Depois entram em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: O Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau.
E esta história, acaba de modo feliz com todos participando numa inédita ceia de Natal.
E nós também realizámos uma pequena ficha sobre o conto e lemos algumas anedotas Natalícias.
Por fim requisitámos livros que lemos com muito entusiasmo nestas férias de Natal.
Dia Mundial da luta contra a SIDA
No passado dia 30 de Novembro de 2011, a biblioteca, em articulação com o Parasaberes – PESES e com a colaboração de todos os alunos/professores da Escola Básica deixaram uma mensagem de “luz” na sua escola e refletiram sobre esta doença. Falaram sobre o que é a SIDA, como se transmite, como se pode prevenir e como se trata.
Os números da SIDA são frios, dramáticos e anónimos mas por trás de cada número existe um nome, uma história, uma vida…
Vive a tua vida…, mas sê responsável.
João e o Pé de Feijão
Foi numa manhã fria, do dia 29 de Novembro, que o Salão Polivalente do Jardim de Infância de Albergaria se encheu de crianças “ dos 3 aos 6 anos” que se aqueceram e enriqueceram ao visualizarem a história “ João e o Pé de Feijão”.
João e o Pé de Feijão conta as mirabolantes aventuras de João, um boneco com alma de menino, que sente a necessidade de se ajustar às lutas para conseguir a sua maturidade.
Concebido para crianças a partir dos 3 anos, este espetáculo explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo do João um verdadeiro ícone de todas as crianças ao materializar o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos.
Este espetáculo de marionetas foi apresentado pela companhia de teatro “ Partículas Elementares” que encantou toda a pequenada e foi promovido pelo Projeto Aler+, biblioteca escolar da Escola Básica, encarregados de educação e autarquia.
Mafalda Moutinho na Escola Básica de Albergaria-a-Velha
Foi na tarde do dia 24 de Novembro, que a Escola Básica de Albergaria recebeu a visita da escritora Mafalda Moutinho, autora da coleção “ Os Primos”. Os alunos do 2º ciclo puderam ler, observar e questionar a escritora, que respondeu com entusiasmo, às questões levantadas. A turma do 6ºD apresentou um “ resumo vivo” dos nove livros da autora e também representou um excerto de “ O tesouro do veleiro espanhol”.
Esta iniciativa foi articulada com a biblioteca escolar, o grupo de Língua Portuguesa e os Diretores de Turma e contou ainda com a participação/ motivação de todas as áreas disciplinares.
No final, a escritora revelou ter gostado imenso da receção da nossa escola e manifestou o desejo de vir cá apresentar o seu “décimo livro” que será verdadeiramente surpreendente.
Nós por cá…, esperamos por ela…!!!
Encontro com Mafalda Moutinho
A escritora Mafalda Moutinho, responsável pela coleção " Os Primos" estará na nossa escola na tarde do dia 24 de Novembro.
Nessa tarde haverá palestras de encontro com a autora seguida de sessão de autógrafos.
Os livros estão já à venda na biblioteca.
Nessa tarde haverá palestras de encontro com a autora seguida de sessão de autógrafos.
Os livros estão já à venda na biblioteca.
Etiquetas:
"Mafalda Moutinho",
escritora
Halloween
A escola, numa atividade articulada entre a biblioteca e o grupo de Inglês, festejou mais um dia do "Halloween"...
A palavra Halloween tem origem no dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão concluía-se oficialmente a 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única oportunidade de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, abandonaram-nas.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa a ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Em http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
A palavra Halloween tem origem no dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão concluía-se oficialmente a 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única oportunidade de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, abandonaram-nas.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa a ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Em http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
Etiquetas:
biblioteca-aeaav,
EB2,
Hallowenn
Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.
(Eugénio de Andrade)
Dia da Não Violência
No passado dia 1 de Fevereiro de 2011, nós, os alunos do 5.º ano, turma B, visitámos a Biblioteca Escolar e participámos numa sessão informativa sobre o dia da Não Violência.
Com esta actividade aprendemos que não se deve julgar os outros pela aparência e que todos têm o direito a ser tratados do mesmo modo. Também aprendemos que o uso da violência não resolve os conflitos e não nos torna mais felizes.
Verificámos que, para além, da violência física também existe a violência psicológica, que pode provocar mais dor e angústia.
Ficámos a saber que temos de respeitar os outros que são diferentes de nós e que têm pontos de vista diferentes.
Esta acção foi importante porque nos sensibilizou para o facto da violência não resolver os problemas.
Devemos lutar pela paz, pela liberdade, pelo amor, pela protecção, pela felicidade e pela amizade.
Aprendemos o seguinte lema: “ Não te sintas preso pela violência. Vive a tua vida com alegria e tranquilidade!”
Os alunos do 5.ºB
Subscrever:
Mensagens (Atom)




