João e o Pé de Feijão

Foi numa manhã fria, do dia 29 de Novembro, que o Salão Polivalente do Jardim de Infância de Albergaria se encheu de crianças “ dos 3 aos 6 anos” que se aqueceram e enriqueceram ao visualizarem a história “ João e o Pé de Feijão”.

João e o Pé de Feijão conta as mirabolantes aventuras de João, um boneco com alma de menino, que sente a necessidade de se ajustar às lutas para conseguir a sua maturidade.

Concebido para crianças a partir dos 3 anos, este espetáculo explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo do João um verdadeiro ícone de todas as crianças ao materializar o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos. 

Este espetáculo de marionetas foi apresentado pela companhia de teatro “ Partículas Elementares” que encantou toda a pequenada e foi promovido pelo Projeto Aler+, biblioteca escolar da Escola Básica, encarregados de educação e autarquia.



Mafalda Moutinho na Escola Básica de Albergaria-a-Velha


Foi na tarde do dia 24 de Novembro, que a Escola Básica de Albergaria recebeu a visita da escritora Mafalda Moutinho, autora da coleção “ Os Primos”. Os alunos do 2º ciclo puderam ler, observar e questionar a escritora, que respondeu com entusiasmo, às questões levantadas. A turma do 6ºD apresentou um “ resumo vivo” dos nove livros da autora e também representou um excerto de  “ O tesouro do veleiro espanhol”.
Esta iniciativa foi articulada com a biblioteca escolar, o grupo de Língua Portuguesa e os Diretores de Turma e contou ainda com a participação/ motivação de todas as áreas disciplinares.
No final, a escritora revelou ter gostado imenso da receção da nossa escola e manifestou o desejo de vir cá apresentar o seu “décimo livro” que será verdadeiramente surpreendente.
Nós por cá…, esperamos por ela…!!! 

Encontro com Mafalda Moutinho

A escritora Mafalda Moutinho, responsável pela coleção " Os Primos" estará na nossa escola na tarde do dia 24 de Novembro.

Nessa tarde haverá palestras de encontro com a autora seguida de sessão de autógrafos.

Os livros estão já à venda na biblioteca.

Halloween

A escola, numa atividade articulada entre a biblioteca e o grupo de Inglês, festejou mais um dia do "Halloween"...
A palavra Halloween tem origem no dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão concluía-se oficialmente a 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única oportunidade de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, abandonaram-nas.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa a ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Em http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp


                                      Os livros. A sua cálida,
                                      terna, serena pele. Amorosa
                                      companhia. Dispostos sempre
                                      a partilhar o sol
                                      das suas águas. Tão dóceis,
                                      tão calados, tão leais.
                                      Tão luminosos na sua
                                      branca e vegetal e cerrada
                                      melancolia. Amados
                                      como nenhuns outros companheiros
                                     da alma. Tão musicais
                                     no fluvial e transbordante
                                     ardor de cada dia.

                                                      (Eugénio de Andrade)

Dia da Não Violência


O Dia da Não Violência na Escola Básica de Albergaria-a-Velha
No passado dia 1 de Fevereiro de 2011, nós, os alunos do 5.º ano, turma B, visitámos a Biblioteca Escolar e participámos numa sessão informativa sobre o dia da Não Violência.
Com esta actividade aprendemos que não se deve julgar os outros pela aparência e que todos têm o direito a ser tratados do mesmo modo. Também aprendemos que o uso da violência não resolve os conflitos e não nos torna mais felizes.
Verificámos que, para além, da violência física também existe a violência psicológica, que pode provocar mais dor e angústia.
Ficámos a saber que temos de respeitar os outros que são diferentes de nós e que têm pontos de vista diferentes.
Esta acção foi importante porque nos sensibilizou para o facto da violência não resolver os problemas.
Devemos lutar pela paz, pela liberdade, pelo amor, pela protecção, pela felicidade e pela amizade.
Aprendemos o seguinte lema: “ Não te sintas preso pela violência. Vive a tua vida com alegria e tranquilidade!”
Os alunos do 5.ºB

DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA

No dia 8 de Fevereiro comemora-se o dia Europeu da Internet Segura. Para assinalar esta data, a equipa PTE e o grupo de recrutamento de Informática, com a colaboração de outros actores da comunidade educativa, assumirão a coordenação de um conjunto de actividades que envolvem alunos dos diversos níveis de ensino, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, alargando aos formandos dos Cursos Profissionais e de Educação e Formação, tanto de jovens como de adultos.